What’s New?

Se Deus me perdoa toda vez que peço perdão, por que ainda me sinto tão culpada?

Ver essa página em: inglês (English), holandês, alemão, húngaro, indonésio, espanhola

(Carta)

Eu preciso desesperadamente de ajuda para resolver um problema. Eu fui salva há quatro anos, e tenho tentado viver uma vida cristã. Eu tenho errado muito, mas toda vez que erro peço a Deus que me perdoe. E então me alegro novamente porque sei que Ele me perdoa.

Mas ultimamente parece que estou constantemente me sentido culpada por coisas que fiz. E ainda comecei a me sentir culpada por coisas que nem tenho certeza que fiz. Tenho pedido a Deus que me perdoe se fiz algo de errado, mas mesmo assim eu me sinto culpada. Eu quero de volta aquela alegria, que sentia quando me converti. Por que me sinto culpada?

     -Jennifer

Você está sendo honesta sobre um assunto difícil, Jennifer. Eu falo com milhares de estudantes, e sei que muitos deles se sentem da mesma forma que você. Sua franqueza pode ajudá-los.

Você entende o que é culpa, mas eu não creio que você compreenda totalmente a grandeza do perdão de Deus. Eu quero que você entenda que quando você aceitou Jesus Cristo como seu Salvador, Deus prometeu que Ele nunca pararia de te perdoar, não importando o que você fizesse de errado.

Mas não aceite a minha palavra. Dê uma olhada na palavra de Deus em 1 João 1:7, "Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado."

Isso significa que Deus continua a nos purificar mesmo enquanto nós estamos tentando, como você está, viver uma vida cristã. Ele faz isso através do sangue de Jesus, o sangue que te salvou eternamente quatro anos atrás.

Mas você também precisa se lembrar, Jennifer, que enquanto Deus quer que você saiba que é perdoada, Satanás quer que você se sinta culpada. Satanás, o príncipe das trevas, sabe que seus sentimentos de culpa te mantêm (em sua mente) separada de Deus.

O livro de Apocalipse chama Satanás de "o sedutor das nações’. E em Apocalipse 12:10, ele é chamado de o "acusador de nossos irmãos." Porém, enquanto Satanás tenta te acusar e te fazer sentir culpada, Deus declara que você é pura como Jesus Cristo. Deus disse que nós somos completamente perdoados porque Jesus pagou a penalidade por nossos pecados quando Ele morreu na cruz.

"agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante Ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis…" (Colossenses 1:22, TLB). Então como você vê, Deus fez uma coisa verdadeiramente maravilhosa. Porque você creu em Cristo e aceito o que Ele fez por você, Deus te vê completamente pura e santa, sem nenhuma culpa. E finalmente, Jennifer, eu sinto que o que você acredita sobre você e sobre Deus está baseado em seus sentimentos que são facilmente mudados. O tempo pode afetar seus sentimentos.

Mas nada pode mudar os fatos da palavra de Deus. E é aí que você deve depositar a sua fé—nos fatos revelados na Bíblia e não nos seus sentimentos.

Então quando você se sentir culpada e não houver fundamento para esse sentimento, volte aos fatos. E os fatos dizem que você é amada por Deus, completamente pura e santa através de Jesus Cristo e constantemente limpa pelo Pai Divino. Conte com esses fatos, Jennifer.

Author: Dawson McAllister of Dawson McAllister Live!

Translator: Michele C.

Copyright © 1997, 2003, Dawson McAllister Live!, All Rights Reserved—except as noted on attached “Usage and Copyright” page that grants ChristianAnswers.Net users generous rights for putting this page to work in their homes, personal witnessing, churches and schools.

From Dawson's book Please Don't Tell My Parents.

Dawson McAllister Live!

ChristianAnswers.Net
Christian Answers Network
PO Box 577
Frankfort KY 40602

Go to index page ChristianAnswers.Net
CAN Home
Shortcuts
Christian Answers Network HOMEPAGE and Listagens